terça-feira, 26 de abril de 2011

Exercícios

O título desse post não parece muito animador, né? Não sei vocês, mas eu, como uma aluna, sempre que vejo exercícios escrito penso naqueles gigantescos e exageradamente complexos mandados pelos professores de matemática para acabar com a sua tarde e te dar uma dor de cabeça dos infernos. Só ouvir essa palavra junto com matemática ou escola já me dá arrepios. Por sorte, eu escapei dos surtos psicóticos do meu querido professor hoje porque a minha garganta vem me matando. Figurativamente, claro. Mas, voltando ao tópico, não temam, queridos leitores! Não vim aqui para falar de matemática, muito menos de coisas que te deixam traumatizados pelo resto da vida. Pretendo até, quem sabe, criar uma visão alternativa e gostosa de exercícios que é tão mental quanto matemática, porém diversas vezes mais divertidas. Sério! Pois esses tem um tópico que talvez nos interesse mutuamente: a escrita e sua melhoria.

Há algum tempo já, desde que eu comecei a jogar RPGs de fórum seriamente, começei a ter um gosto pela escrita e daí foi um simples passo para a votnade de escrever o livro. Contudo, eu nunca me considero uma boa criadora, muito menos escritora - já me disseram muitas vezes o contrário, mas eu não consigo me convencer disso, também - então eu fui no google para procurar dicas de como escrever bem. Encontrei alguns muitos blogs com postagens sobre o assunto, a maioria deles contendo exercícios e dicas, mas teve um que está na minha mente há séculos e que deu vontade de fazer. Isso é um milagre, na verdade, porque eu sou uma preguiçosa. Talvez por isso vocês nunca verão nada publicado por mim - demora muito tempo e é exaustivo e eu fujo dessas coisas normalmente. Enfim, o exercício é extremamente simples: crie um diário fictício.

Claro, na hora você imagina isso, mas é uma mentira. Escrever nunca foi e nunca será uma tarefa simples; eu me pergunto porque eu não poderia me interessar por história e coisas que já aconteceram e não precisam ser nem explicadas, economizaria muita energia, e. Mas como esse não é o caso, vamos voltar ao diário. Um enunciado de uma linha parece básico, mas esses são os piores. Sempre, não importa a matéria. Pois, veja bem, a criação de um diário implica em muitas coisas. Das principais, a criação de um personagem, de um local e daqueles que o cercam. E vou admitir, criar um personagem é a coisa mais difícil e mais incrivelmente fascinante que eu já fiz na minha vida. Já criei diversos personagens, crianças, adolescentes, adultos, velhos; humanos, bruxos, mestiços; homens e mulheres. Enfim, uma coleção deles, alguns superficiais e só de fachadas, outros que eu conhecia cada movimento, sabia como eles reagiriam às situações corriqueiras ou às situações mais extraordinárias e impossíveis de acontecer, conhecia cada pensamento. De fato, eu era a personagem.

Vocês nunca quiseram ser uma outra pessoa, em outro mundo? Então, é a sua chance! Bom, é o jeito que eu vejo isso... De qualquer jeito, é um projeto que eu pretendo começar e, quem sabe, terminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário